INSTITUTO SUPERIOR DE FORMACIÓN DOCENTE "E. SÁBATO"

INSTITUTO SUPERIOR DE FORMACIÓN DOCENTE "E. SÁBATO"
CREADO EL 27 DE NOVIEMBRE DE 1997

miércoles, 13 de abril de 2011

REFLEXIONES DE LOS ALUMNOS DEL PROFESORADO DE PORTUGUÉS ACERCA DE SU PRIMER DÍA DE CLASE



I.S.F.D “Ernesto Sábato”


Professorado de Português

Disciplina: Prática e Residência Pedagógica IV

Professora: Flavia Luján

No dia que os professores tomarem consciência de que a sua prática docente diaria, devidamente refletida, avaliada e comunicada pode constituir uma contribuiçao de saberes pedagógicos (toricos e práticos), nesse dia, eles terao encontrado uma motivaçao intrínseca para sua profissao, auto-estima, aperfeiçoamento permanente em direçao a uma via segura de istitucionalizaçao e a escola teré deixado de ser um lugar monótono para a rotina e o desencanto, convertendo-se numa tarefa apaixonante de descobrimento e crítica científica permanente.

A análise de práticas profissionais coloca, de imediato, a questao da articulçao entre a formaçao e a situaçao de trabalho que constitui, hoje, um dos temas centrais da formaçao de professsores.

A continuaçao alunos do 4º ano do Professorado de Português que cursam atualmente a Prática Pedagógica e relizarao próximamente sua residência, expressam através de suas produçoes escritas algumas apreciaçoes e pensamentos sobre seu futuro desempenho docente.


Como será o primeiro encontro?


Como futura professora de português tenho muitas expectativas, acho que no primeiro dia em que tenha que dar aula vou experimentar uma mistura de sentimentos tais como nervos, medo, emoção, ansiedade; mas tenho a certeza de que isso vai me acontecer só no primeiro momento e que logo esses sentimentos irão desaparecendo.

Quando imagino meu primeiro encontro com os alunos, me lembro da experiência da maratona de leitura do ano passado e posso dizer que aquele dia no primeiro momento tinha muito medo, ansiedade e nervos, medo tal vez de pensar que não saberia como responder e atuar diante das distintas situações que irião acontecendo, logo, analisando aquela experiência logrei compreender que é normal sentir medo diante de situações novas e que é possível superá-lo através da prática.

Sei que o primeiro encontro será difícil no sentido de que são muitas as situações que acontecem numa sala de aula e além disso que muitas delas se apresentam ao mesmo tempo, por isso sinto medo e incerteza de não saber o qué fazer ou qual será a resposta correta numa determinada situação.

Outra dificuldade penso que é a questão do gênero, já que sendo mulher tal vez seja mais difícil impor respeito aos alunos, mas com confiança e segurança poderei sair airosa de qualquer situação, o mais importante é a convicção e a coragem com que agimos.

Aluna: Daniela L. Ruda
O primeiro dia de aula




Eu acho que tudo estudante que vai ser professor, tem o desejo de estar à frente duma turma no seu primeiro dia de aula.

As expectativas são muitas e as emoções contraditórias desde alegria e ansiedade até medo e nervos.

A primeira pergunta que eu me farei é se estarei preparada para esse momento. Mas a duvida não se relaciona com a falta de preparação profissional, senão com a falta de experiência, mas com confiança e coragem, que são os pilares fundamentais para um futuro docente, tudo é possível.

Tendo em conta que ensinar língua estrangeira é muito complexo e a responsabilidade é grande, porque o professor não pode, ou melhor dito, não deve errar nem na fala, nem na escrita e traduções, no caso que isso acontecer, ele deve tentar corrigir de maneira imediata para que os alunos não fiquem com a informação errada.

Mas penso que se chegou o dia e estou à frente duma turma é porque meus professores consideraram que estou preparada, ademais, tendo em conta o bom nível de preparação que nós recebemos e os cursos de capacitação que fizemos ao longo da carreira, acho que além dos nervos, vou tentar lembrar o que me ensinaram, e principalmente ter confiança em mim como professora, e ter presente os conselhos e as críticas construtivas de todos os meus professores.

Aluna: Hilda N. Meneses

4to ano

Professorado de Português

UM NOVO DESAFIO


Estar diante de uma sala de aula é um desafio muito importante e me faz pensar antecipadamente em algumas sensações que eu possa sentir.

Muita expectativa de poder experimentar todo aquilo que apreendi com a teoria na minha formação e que agora tenho que por em prática.

Ansiedade de saber se tudo aquilo que planejei e imaginei, vai ser assim na sala de aula no momento de apresentá-la.

Dúvidas de saber si realmente estou preparado para enfrentar o desafio de estar diante dos alunos e de poder resolver todas aquelas questões que se apresentam na dinâmica que adquire o processo de ensino-aprendizagem, por outro lado a dúvida de saber si vou poder cumprir com as expectativas que têm os alunos.

Tenho o sentimento de querer fazer algo para formar a outras pessoas, para transmitir um pouco de meus conhecimentos e da importância da influencia que isso vai ter na outra pessoa, na sua formação e para que possa se enriquecer como individuo da mesma maneira que eu comecei alguma vez.

Não tenho nenhuma dúvida na minha capacidade e na minha formação, mas como todo acontecimento que se produz por primeira vez mi cria muita expectativa, ansiedade e incerteza.

Aluno: Carlos Nieto

4to Ano

Professorado de Português

O COMEÇO DE UMA NOVA ETAPA...


Entrar numa sala de aula gera sempre uma série de expectativas, dúvidas, medos, etc. A gente quer que a turma tenha uma boa impressão de nós. Surgem muitas perguntas, como serei recebida?; gostaram das minhas aulas , como serão os meus alunos?. Muitos também são os desejos de querer fazer sempre o melhor que se pode para que os alunos aprendam, sendo muito consciente de que a realidade de hoje é muito diferente à de varios anos atrás, em que os valores, como o respeito, eram comuns e hoje são pouco frequentes.

Imagino que cada dia de aula será um aprendizado, não só para o aluno, mas também para o professor, já que eles nos ensinam permanentemente, pois o mundo de hoje lhes abre muitas portas para o conhecimento, já não é como antes que o professor era a fonte absoluta do saber, a aula de hoje em dia é aberta, permitindo que os conhecimentos e as opiniões dos alunos sejam expressados com total liberdade, se permite o dissentir, a suposta verdade pode ser posta em dúvida e ir à procura de novas respostas. Assim vejo as minhas aulas de português, usando as experiências boas ou más para melhorar sempre, vivendo e aprendendo. A prática e a teoria se complementam, as duas são indispensáveis na formação profissional, por isso cada aula será uma nova aula, enriquecida das experiências vividas à luz dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação inicial, aprendendo dos erros, sendo maleável para aceitar mudanças necessárias, compreender ao outro, etc.

Os adolescentes, não são tarefa fácil, eles fazem de tudo para provarnos, irritarnos, algumas vezes são adolescentes que precisam de nós, de nosso exemplo principalmente, e também de nosso afeto, somos um espelho, uma referência, em lugar de condenar-os pelo que fazem mal, é importante dar-lhes uma chance de ser melhor, confiar neles, porém, mostrar-lhes o que está bem e o que está mal, porque eles precisam de limites, de uma guia que os oriente, além da família que é a base de sua formação.

Ser docente é maravilhoso, apesar de não ser valorizado pela sociedade como ele se merece, mas isso é compensado pelo reconhecimento e o afeto dos próprios alunos.

Par se docentes é importante ter os pés no chão, ser realistas, não pretender que tudo seja bonito, é preciso ser consciente que desafios virão, aquilo que se pensa que os alunos gostaram, muitas vezes acaba não sendo assim, etc., por isso deve-se estar sempre aberto ás mudanças e novidades.

Algo que acho muito negativo é a perda dos valores, pois deles vai depender em grande medida o clima da sala de aula. A falta de respeito, de solidariedade, de colaboraçao e amizade, falta de responsabilidade, etc, falências que alguns deles trazem de suas casas, são um empecilho difícil para os docentes que tem que conviver diariamente com essa turma, mudar essa realidade é muito complexo, mas sempre temos que tentar fazer o que esteja ao nosso alcance.

Pelo fato dos alunos estarem muito informados e pelo avanço dos meios de comunicação, surge o desafio de se estar sempre informado e atualizado, para procurar responder aos interrogantes dos alunos, que cada vez são mais. A maior expectativa que tenho é que os alunos aprendam de maneira duradoura, não só para uma lição do momento a qual se esquecerão rapidamente, eu desejo que os meus alunos aprendam coisas úteis para se desenvolver eficientemente no dia a dia.

Aluna: Lúcia F. Monti Carvalho

4to Ano

Professorado de Português

Expectativas como futura docente


Eu penso que ao chegar à sala de aula o primeiro dia é tudo novo, é uma nova etapa que se começa, por isso estão presentes as dúvidas, os nervos, o medo, pensando de que maneira os alunos vão agir, como nos receberam, como atuaram na sala, se é uma turma aplicada ou estará sempre pronta para interromper a classe. Por isso ao saber que vamos ter nossa primeira aula a emoção e a alegria é muito grande, porque estamos chegando ao objetivo tão esperado, porém, não se pode deixar de lado os nervos que muitas vezes estarao presentes já que não conhecemos a turmas e tentaremos falar corretamente para não atrapalhar a comunicação com os alunos, e assim infundir confiança neles, respondendo sempre com calma qualquer pergunta que eles puderam fazer.

São muitos os pensamentos que passam por nossa mente neste momento, escolher o método que vamos a utilizar em nosso planejamento, as atividades que vamos a realizar com os alunos, a forma de avaliá-los, etc. Eu, no primeiro dia falaria com os alunos a modo de diagnóstico, realizando perguntas sobre o que eles conhecem da língua portuguesa, do Brasil, as coisas que mais chamam a atenção deles, se gostam da língua portuguesa, etc.

Ao finalizar a aula estaria mais tranqüila, já que a tensão do primeiro dia teria passado, sabendo que os alunos gostaram da língua. Finalmente, como futura docente gostaria muito de conseguir motivar aos alunos para que eles gostem das aulas e aprendam bem os conteúdos através das diversas temáticas.

Aluna: Monzon Gladis

4to Ano

Professorado de Português


PRIMEIRO DIA COMO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Imagino que o primeiro día como professor de português à frente dum grupo de alunos vai ser uma nova experiência, um grande desafio no meu desenvolvimento profissional e pessoal. Vencer o medo inicial será o meu primeiro objetivo.

Penso que haverá muitas dúvidas, penso que tal vez elas vão me trair junto ao estresse que produz a pressão de ser observado.

É importante também como se chega no nível afetivo ou emocional, porque as expectativas são muitas, e esse conjunto de coisas jogará um papel fundamental sobre a auto-estima dos praticantes.

Imagino também uma aula dialogada, com muita conversa para conhecermos, saber os nomes e os conhecimentos do português que eles têm , ou seja, uma exploração dos conhecimentos prévios através de questões ou pequenos relatos sobre, por exemplo, alguma palavra que conheçam, alguma novela ou serie de TV que assistam diariamente, que atividades realizam, etc.

Imagino que procurarei que o aluno se interesse, motivando-os para que gostem do português , por exemplo, lendo um conto, ouvindo uma musica e fazendo algumas perguntas de forma oral.

Os alunos devem-se levar uma impressão positiva da primeira aula e esse é nosso compromisso, não como o dono do saber, mas sim como professor mediador.


Aluno: Fagúndez José Luis


4to Ano

Professorado de Português

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